Calma! Não é necessário entrar em pânico caso o médico peça uma tomografia de seios da face e ela revele a presença de pólipos nasais, esse é um problema bastante comum em consultórios de otorrinolaringologia.
Ao contrário dos pólipos que aparecem em outros órgãos, como no intestino, bexiga ou útero, que podem ser sinais de um tumor maligno, os pólipos nasais raramente estão associados ao câncer. Em geral, são mais frequentes em pessoas com asma, rinite ou sinusites crônicas.
Neste artigo, explicaremos de forma descomplicada o que são eles, quais são as causas, sintomas, diagnóstico e possíveis tratamentos. Continue lendo e sane todas as suas dúvidas!
O que é o pólipo nasal?
Pólipo é definido como qualquer crescimento anormal que aconteça no tecido de uma mucosa. Quando esse crescimento anormal acontece no interior do nariz, recebe o nome de pólipo nasal. Como mencionamos, pode ser considerado um tumor benigno, que não é um câncer e nem corre o risco de se tornar um.
Costumam ter o formato de pequenas bolinhas ou gotas, são moles e, geralmente, não causam dor.
Os pólipos nasais podem se desenvolver em qualquer ponto do cavidade nasal ou dos seios paranasais. Eles estão geralmente associados a quadros de inflamação crônica das vias aéreas, como asma e rinite alérgica.
Quais as causas de pólipos nasais?
Existem várias causas possíveis para o desenvolvimento de pólipos nasais. Em muitos casos, eles são uma consequência de outras condições respiratórias, como sinusite e rinite alérgica. Pacientes com asma e inflamações crônicas nas mucosas nasais também podem ter uma maior predisposição ao desenvolvimento de pólipos.
No entanto, os pólipos nasais podem surgir sem que haja qualquer outra condição respiratória pré-existente. Nestes casos, acredita-se que a causa possa estar relacionada à hereditariedade ou a tendências genéticas individuais.
Sintomas
Os sintomas do pólipo nasal variam de acordo com seu tamanho e quantidade. Geralmente, pólipos nasais pequenos não apresentam sintomas perceptíveis.
Entretanto, pólipos maiores ou múltiplos podem causar obstrução parcial das vias respiratórias nasais, o que leva a problemas respiratórios, perda do olfato e infecções frequentes. Alguns sinais e sintomas comuns são:
- Coriza;
- Espirros;
- Congestão nasal;
- Diminuição do olfato (ocorre em até 75% dos pacientes);
- Diminuição do paladar;
- Dor de cabeça ou facial (similar à da sinusite);
- Dor nos dentes superiores;
- Sensação de pressão nos seios nasais;
- Coceira nos olhos;
- Ronco durante o sono.
Vale lembrar que a presença de pólipos nasais pode causar sinusite crônica, facilitar o surgimento de infecções respiratórias, crises de asma, apneia obstrutiva do sono e infecções oculares.
Diagnóstico
O diagnóstico é geralmente feito por um otorrinolaringologista por meio da fibronasolaringoscopia, um exame que avalia o interior do nariz com um pequeno endoscópio. Em casos de dúvida, a tomografia computadorizada ou ressonância magnética dos seios da face podem ser necessárias para confirmar o diagnóstico.
Quais são os tratamentos para os pólipos nasais?
O tratamento para pólipos nasais pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e a causa do problema. Algumas opções de tratamento incluem:
- Medicamentos
Os medicamentos podem ser utilizados para reduzir a inflamação das mucosas nasais e aliviar os sintomas dos pólipos. Alguns medicamentos comumente prescritos incluem corticosteroides nasais, anti-histamínicos e descongestionantes.
- Cirurgia
Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para remover os pólipos nasais. A cirurgia pode ser realizada por meio de uma técnica endoscópica, que permite ao cirurgião remover os pólipos com um endoscópio através das narinas. A cirurgia é geralmente recomendada quando os sintomas são graves e não respondem aos tratamentos medicamentosos.
- Imunoterapia
A imunoterapia é uma opção de tratamento para pacientes com rinite alérgica que estão sofrendo com pólipos nasais. O tratamento envolve a administração de doses controladas do alérgeno ao longo de um período de tempo, o que ajuda o corpo a construir imunidade e reduzir a inflamação nas mucosas nasais.
Ainda tem alguma dúvida sobre Pólipo Nasal?
Nós podemos te ajudar, entre em contato conosco por e-mail ou telefone. Caso suspeite de pólipos nasais ou esteja em busca de tratamento, agende uma consulta com o Dr. Vinicius Cruz!
RECEBA NOSSO CONTATO!